Pós-Graduação: uma experiência de avaliação entre a concorrência e a solidariedade

Autores

  • Dirce Maria Antunes Suertegaray UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2009.81.113-131

Resumo

Este artigo trata da reflexão sobre a experiência de coordenar o processo de avaliação da área de Geografia no triênio 2004-2006, junto a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento
de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Aborda os objetivos da avaliação, a lógica contida nesse processo e mais detalhadamente relata a elaboração do Qualis livros Geografia e a introdução de um novo quesito na avaliação denominado Inserção Social. Procura demonstrar que a avaliação se constrói a partir da lógica da concorrência/solidariedade, sugerindo a ampliação da solidariedade como instrumento de consolidação dos Programas de Pós-Graduação em escala nacional.

Biografia do Autor

Dirce Maria Antunes Suertegaray, UFRGS

Professora doutora do Departamento de Geografia da UFRGS.

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Publicado

2013-05-15

Como Citar

Suertegaray, D. M. A. (2013). Pós-Graduação: uma experiência de avaliação entre a concorrência e a solidariedade. Revista Contexto & Educação, 24(81), 113–131. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2009.81.113-131