Revista Contexto & Educação

A Revista Contexto & Educação é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da UNIJUI, que visa estabelecer interlocução com a comunidade acadêmica nacional e estrangeira com o objetivo de divulgar pesquisas, produção de conhecimentos e reflexões sobre temas que incidem sobre a área da educação. Em circulação desde 1986, foi criada por um grupo de professores/pesquisadores com o intuito de veicular ideias, pesquisas e análise de práticas de educadores comprometidos com a Educação Popular no Brasil e na América Latina. Consolidou-se, assim, como um periódico destinado a contribuir na difusão de conhecimentos teóricos e práticos desenvolvidos nas interações da academia com os setores sociais mais amplos. Sob a responsabilidade do PPGEC, desde 2004, articula as suas linhas e grupos de pesquisa mantendo a tradição e o compromisso com a livre circulação de ideias e opiniões teoricamente fundamentadas acerca de temas atuais e de interesse no campo da educação, contribuindo com as discussões e a produção de conhecimentos que busquem a qualificação da educação e a emancipação social.

v. 30, n. 96 (2015): Sobre Ensino e Formação Docente

Discute as questões do ensino e da formação docente.

Sumário

EDITORIAL Sobre Ensino e Formação Docente PDF
Maria Cristina Pansera de Araujo, Celso José Martinazzo, Maria Simone Vione Schwengber, Solange Schorn 1-3

Artigos

A arte de escrever e orientar um texto: enfrentando os dois flagelos da alma humana: as armadilhas do desejo e a presunção da verdade. PDF PDF
Lúcia Schneider Hardt 4-15
O Ensino da Música: um olhar qualitativo de ambientes de ensino-aprendizagem da música quanto ao aspecto construtivo-arquitetônico PDF PDF
Cristhian Moreira Brum, Claudia Gaida 16-28
O RIO URUGUAI COMO TEMA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL PDF PDF
Edward Frederico Castro Pessano, Claudia Lisiane Azevedo Pessano, Vanderlei Folmer, Robson Luiz Puntel 29-63
AÇÕES E IMPLICAÇÕES DA ATUAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: (IM) POSSIBILIDADES DE (IN) DISSOCIAR ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PDF PDF
Fabio Jardel Gaviraghi, Daniela Medeiros 64-86
EPISTEMOLOGIA E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O JOGO COMO CONHECIMENTO PDF PDF
Glycia Melo Oliveira Silva, Iraquitan de Oliveira Caminha 87-100
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO – AS RELAÇÕES ENTRE O MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA E OS MODOS DE EDUCAR PDF PDF
Iael de Souza 101-125
MÉTODOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DA TAXONOMIA DE BLOOM PDF PDF
Rosilaine Aparecida Pinto 126-155
TEORIA E PRÁTICA NO “EDUCAR PELA PESQUISA”: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS PDF PDF
Adriana Chilante de Paula, João Batista Harres 156-192


Total de acesso dos artigos: 546

ISSN: 2179-1309