Eletrificação Rural e Desenvolvimento Regional: uma Análise do Programa Luz para Todos

Autores

  • Bárbara Françoise Cardoso Universidade Federal do Tocantins image/svg+xml
  • Thiago José Arruda de Oliveira Universidade Federal do Tocantins image/svg+xml
  • Mônica Aparecida da Rocha Silva Universidade Federal do Tocantins image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2013.22.117-138

Palavras-chave:

Eletrificação rural, Desenvolvimento regional, Programa Luz Para Todos

Resumo

O objetivo do presente trabalho é verificar em que medida o Programa LUZ PARA TODOS afetou a vida da população beneficiada. A pesquisa foi realizada na região do Felicíssimo, localizada no estado do Tocantins. Utilizou-se o método survey e foram aplicados questionários para um total de 27 famílias beneficiadas. Os resultados sugerem que, na região pesquisada, não ocorreram mudanças sociais e econômicas significativas após a instalação da energia elétrica. Os achados da investigação apontam que a integração entre o Programa LUZ PARA TODOS e Programas Sociais – por exemplo, o Bolsa Família e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – seria uma alternativa para assegurar que o acesso à eletrificação rural represente uma melhoria significativa na qualidade de vida das famílias beneficiadas.

Biografia do Autor

  • Bárbara Françoise Cardoso, Universidade Federal do Tocantins

    Bacharel em Gestão do Agronegócio pela Universidade Federal de Viçosa, Mestranda em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins e Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

  • Thiago José Arruda de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins
    Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Tocantins, Mestrando em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins e Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
  • Mônica Aparecida da Rocha Silva, Universidade Federal do Tocantins
    Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás, Mestre em Integração da América Latina de Brasília e Professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins.

Downloads

Publicado

2013-02-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Eletrificação Rural e Desenvolvimento Regional: uma Análise do Programa Luz para Todos. (2013). Desenvolvimento em Questão, 11(22), 117-138. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2013.22.117-138