Multifuncionalidade da Agricultura e Serviços ambientais: aproximações e distanciamentos como referenciais de políticas públicas

Autores/as

  • Rafael Eduardo Chiodi Universidade Federal de Lavras image/svg+xml
  • Paulo Eduardo Moruzzi Marques Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.45.214-232

Palabras clave:

Desenvolvimento sustentável, Desenvolvimento sustentável. Agricultura familiar. Políticas públicas. Multifuncionalidade da agricultura. Serviços ambientais, Agricultura familiar, Políticas públicas, Multifuncionalidade da agricultura, Serviços ambientais

Resumen

O desenvolvimento sustentável emerge como um referencial de políticas públicas, mas diferentes noções são construídas sob esta orientação. Assim, a multifuncionalidade da agricultura e os serviços ambientais ganham relevância pela importância política que assumiram em nível internacional e nacional. O artigo estabelece uma abordagem relacional para discutir as aproximações e os distanciamentos entre estas noções. Através de uma revisão bibliográfica de âmbito internacional e nacional, conclui-se que há proximidade e até certa inter-relação entre estas noções como referenciais de políticas públicas, uma vez que propõem o reconhecimento e a valorização de externalidades positivas da agricultura e do meio rural. No entanto, apresentam diferentes ênfases, fundadas em representações distintas da realidade e, assim, obtendo legitimidades afastadas. 

Biografía del autor/a

  • Rafael Eduardo Chiodi, Universidade Federal de Lavras
    Professor Adjunto da Universidade Federal de Lavras, Departamento de Administração e Economia, na área de Desenvolvimento e Extensão. Doutor em Ciências (linha de pesquisa em Ambiente e Sociedade) pela Universidade de São Paulo (CENA-ESALQ) (2015). Mestre em Ciências Agrárias pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Engenheiro Florestal pela Universidade Federal de Lavras (2006).
  • Paulo Eduardo Moruzzi Marques, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo.

    Professor do Departamento de Economia, Administração e Sociologia Rural na área de Sociologia Rural.

    Graduação em Agronomia pela Universidade de São Paulo (1985), mestrado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1996), doutorado em Sociologia (études des sociétés latino-américaines), no Institut des Hautes Etudes de lAmérique Latine, la Sorbonne nouvelle, Paris III (2002)

Publicado

2018-10-10

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Multifuncionalidade da Agricultura e Serviços ambientais: aproximações e distanciamentos como referenciais de políticas públicas. (2018). Desenvolvimento em Questão, 16(45), 214-232. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.45.214-232