A Mitologia da Ineficiência nas Organizações Solidárias: Em Busca da Ressignificação de um Conceito

Auteurs-es

  • Daniel Calbino Pinheiro IFMG- UFMG
  • Ana Paula Paes de Paula UFMG

DOI :

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.27.42-65

Mots-clés :

Economia Solidária, Eficiência, Mitos

Résumé

O trabalho teórico propõe discutir o conceito de eficiência no contexto da economia solidária. Embora a eficiência em geral seja considerada como neutra, a-histórica e a-política, na realidade é um construto social, deliberado por cada grupo e constituído de acordo com os objetivos estabelecidos. No caso das organizações solidárias, há que se considerar, não somente as variáveis econômicas, mas elementos que envolvem aspectos políticos, sociais e culturais. Além disso, é preciso desconstruir alguns mitos que cercam as organizações solidárias, colocando-se em questão as ineficiências que em geral são apontadas devido a sua opção por uma lógica não mercantil e coletivista.

Biographies de l'auteur-e

  • Daniel Calbino Pinheiro, IFMG- UFMG
    Graduado em Administração pela UFSJ. Mestre em Administração pela UFMG. Doutorando em Administração pela UFMG. Professor Assistente DIII do IFMG.
  • Ana Paula Paes de Paula, UFMG
    Graduada em Administração pela USP. Mestre em Administração pela FGV-SP. Doutora em Sociologia pela UNICAMP. Pós-Doutora em Administração pela FGV-SP. Professora Titular da Administração na UFMG.

Téléchargements

Publié

2014-08-12

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

A Mitologia da Ineficiência nas Organizações Solidárias: Em Busca da Ressignificação de um Conceito. (2014). Desenvolvimento em Questão, 12(27), 42-65. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.27.42-65