AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DE CROTON URUCURANA

Autores/as

  • Carolina Ceolin Soldera Unic
  • Gisele Neumann Zanella Unic
  • Ana Paula Zanini Frasson Unic

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2010.19.25-31

Resumen

Croton urucurana, conhecido como sangra d’água ou sangue
de dragão, possui propriedades anti-hemorrágica, anti-inflamatória, antisséptica, antiviral e cicatrizante. Este trabalho teve como objetivo avaliar a atividade antibacteriana in vitro do látex de Croton urucurana nas épocas de floração ou não. Foi utilizado o látex in natura de sangra d’água na ausência de floração, o qual também foi diluído em acetona, álcool de cereais e água, enquanto na época de floração foi utilizado apenas o látex in natura. A atividade das amostras foi avaliada contra as bactérias Staphylococcus aureus ATCC 25923, Pseudomonas aeruginosa ATCC 27853 e Escherichia coli ATCC 25922 pelo método de difusão em ágar utilizando discos. Das bactérias testadas, apenas para Staphylococcus aureus foi observada a formação de halo de inibição variando de 14-16 mm, conforme a amostra utilizada, sendo esta inibição relacionada às propriedades dos metabólitos secundários.
Já na época de floração não houve inibição, o que pode estar
relacionado com o deslocamento de ativos para o botão floral. A inatividade dos extratos ante as bactérias Gram negativas pode ser decorrente da complexidade da sua parede celular. Sugerem-se estudos relacionados à detecção e monitoramento da influência dos fatores de estresse na concentração de ativos na planta.

Biografía del autor/a

  • Carolina Ceolin Soldera, Unic

    Acadêmica do curso de Farmácia da Unic, Unidade Primavera do Leste – Mato Grosso.

     

  • Gisele Neumann Zanella, Unic

    Professora mestre do Curso de Farmácia da Unic, Unidade de Primavera do Leste – Mato Grosso.

     

  • Ana Paula Zanini Frasson, Unic
    Professora mestre do Curso de Farmácia da Unic, Unidade de Primavera do Leste – Mato Grosso.

Publicado

2013-06-13

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DE CROTON URUCURANA. (2013). Revista Contexto & Saúde, 10(19), 25-31. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2010.19.25-31